terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Oxalá na Umbanda


É o Orixá que esta ligada com a criação do mundo e da espécie humana e detentor do poder procriador masculino, sempre representado na cor branca e alguns casos mesclados com o azul, no caso é Oxaguiam.


Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.


Oxalá sempre se apresentou de duas formas numa aparecia jovem segurando um idá(tipo de uma espada) chamada de Oxaguiam e um mais velho segurando um cajado de metal, Oxalufam.


Os filhos de Oxalufam são frágeis, delicados, friorentos, propenso a resfriados. Compensam suas debilidades físicas com grande força moral, e seu alvo a realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.



Já os filhos de Oxaguiam tem mais a personalidade jovem e agressiva. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, fortes e magros, pois seu arquétipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo tem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário